O ecossistema do GIMP continua avançando em ritmo acelerado. Apenas oito meses após o lançamento do GIMP 3.0, já temos a primeira versão candidata do GIMP 3.2, trazendo um conjunto amplo de melhorias estruturais, novos fluxos de trabalho e avanços importantes em compatibilidade, desempenho e usabilidade. Embora ainda seja uma versão de testes, ela já mostra o que esperar da versão final do GIMP 3.2.

SVG nativo: o maior salto vetorial do GIMP desde sempre

Entre todas as novidades, duas se destacam: exportação nativa em SVG com vetores reais e um novo fluxo de rasterização mais previsível, pensados especialmente para designers, ilustradores e quem trabalha com materiais escaláveis ou híbridos entre bitmap e vetorial.

GIMP 3.2 RC1 traz exportação nativa em SVG e um novo fluxo de rasterização (3)
Em nossos testes, o GIMP 3.2 RC1 estava totalmente compatível com o PhotoGIMP

Com a introdução das vector layers no ciclo GIMP 3.x, faltava um elemento essencial para completar o fluxo de trabalho: exportar vetores como vetores, e não como bitmaps. O GIMP 3.2 RC1 finalmente resolve isso.Agora, ao exportar um arquivo em SVG, textos, caminhos e camadas vetoriais saem como objetos vetoriais reais, totalmente editáveis em softwares como Inkscape. Isso permite um fluxo híbrido muito mais natural e ajustes posteriores sem perda de qualidade. Camadas raster ainda podem ser incorporadas como PNG ou JPEG no arquivo, garantindo que efeitos bitmap continuem preservados.

GIMP 3.2 RC1 traz exportação nativa em SVG e um novo fluxo de rasterização (2)

Embora a importação SVG ainda rasterize vetores, algo que depende da troca de uma biblioteca usada pelo GIMP, a equipe já considera melhorias nessa área.

Um novo “rasterize workflow”

A transição entre objetos vetoriais, texto e pintura sempre foi uma área sensível no GIMP. O RC1 introduz um fluxo de rasterização muito mais claro e seguro:

  • ferramentas destrutivas agora são bloqueadas em camadas vetoriais, de texto ou link layers até que o usuário escolha rasterizar;
  • os comandos Rasterizar e Reverter rasterização aparecem claramente no menu de camadas;
  • o comportamento passa a ser uniforme em todas as camadas vetoriais.

Além disso, grupos com modo atravessar agora consideram toda a área ao aplicar filtros. Isso faz com que grupos vazios possam atuar como camadas de ajustes, algo que há anos era pedido pela comunidade.

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Outro refinamento importante: se um filtro não-destrutivo é usado no modo Quick Mask, sua saída agora é preservada ao sair do modo algo que antes podia gerar inconsistências.

Ferramentas, interface e fluxo de trabalho mais eficientes

A interface recebeu uma série de melhorias pontuais: ferramentas bloqueadas agora piscam visualmente para indicar que não podem ser usadas. Cores do histórico podem ser arrastadas e soltas como em qualquer outro widget. Arrastar um arquivo sobre a barra de abas abre o documento em uma nova aba.

O atalho Shift + X agora alterna rapidamente entre a ferramenta atual e a anterior, perfeito para alternar entre pincel e borracha, por exemplo. Esse comportamento também corrige a confusão causada pelo fato de filtros serem tratados internamente como “ferramentas”: ao aplicar um filtro, o GIMP automaticamente retorna à ferramenta anterior.

O editor de texto também está mais poderoso. Agora é possível movimentar a caixa de edição diretamente na tela, sem precisar escondê-la para continuar ajustando o texto. O RC1 também melhora a renderização em dimensões enormes e adiciona um atalho para colar texto sem formatação.

No macOS, o comando “Quit” agora respeita o fluxo padrão da plataforma, reduzindo riscos de perder trabalho não salvo. No Windows, o console recebeu saídas coloridas e tratamento correto para Ctrl+C, enquanto o instalador agora suporta oficialmente modo escuro.

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Novos formatos, plug-ins aprimorados e melhorias de segurança

O RC1 passa a suportar importação de ZIPs contendo imagens, incluindo arquivos como hgt.zip da missão SRTM da NASA, além de adicionar suporte ao formato PVR, usado em mods e jogos do Dreamcast. O plug-in PDF agora exporta vetores de forma real, e o plug-in SVG acompanha a evolução da nova camada vetorial.

Várias correções de segurança foram implementadas após relatórios do Zero Day Initiative envolvendo carregamento de arquivos XCF e JP2, fortalecendo o GIMP contra ataques via arquivos malformados.

Desenvolvedores também ganham uma API significativamente ampliada para manipulação de textos, vetores e link layers, além de novos widgets e uma série de funções marcadas para depreciação.

Disponibilidade

O GIMP 3.2 RC1 está disponível como AppImage para Linux e como instalador EXE para Windows. Usuários macOS receberão uma atualização em breve. É uma versão experimental, mas estável o bastante para testes e feedback, algo que a equipe reforça ser extremamente importante nesta fase.

Se o GIMP 3.0 foi um salto técnico histórico, o GIMP 3.2 está se moldando como a versão que finalmente une o novo coração do software a workflows profissionais mais modernos, especialmente para quem trabalha com vetores, tipografia e edição não destrutiva. É, definitivamente, um momento empolgante para a comunidade.

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