Os processadores Ryzen 9000 estão completando um ano de lançamento e têm desfrutado de um sucesso, principalmente o rei dos games Ryzen 7 9800X3D. Os Ryzen 10000 vêm aí (em algum momento) e a AMD deve fazer uma mudança significativa na contagem de núcleos, chegando a 24 com CCDs mais equipados.

O leaker HXL, em um tuite simples, reforçou um rumor anterior em relação à quantidade de núcleos dos Ryzen 10000, baseados na arquitetura Zen 6. Uma mudança muito importante pode vir aí, já que a AMD deve ir além dos tradicionais 8 núcleos por CCD, abordagem que ela vem usando desde a primeira geração dos Ryzen.

A partir da nova geração, um CCD pode ter até 12 núcleos. Isso significa que, dois CCDs com a contagem máxima, será possível ter 24 núcleos e, provavelmente, 48 threads, uma contagem inédita para os processadores do Time Vermelho, que foram até 16 núcleos e 32 threads com os Ryzen 9 topo de linha.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ryzen 10000 podem ter muito cache sem ser X3D

Deixando o segmento topo de linha de lado, os Ryzen baseados em Zen 6 ainda terão modelos com 6, 8, 10 (quantidade inédita) e 12 núcleos, todos com um CCD. A partir de dois complexos de núcleos, a quantidade sobe para 16, 20 e chegando ao máximo de 24 núcleos.

Essa mudança traz um outro potencial, que é o aumento da quantidade de cache L3, essencial para os games. Com dois CCDs em um processador, será possível ter até 96 MB, isso sem a tecnologia de empilhamento de cache. Para efeito de comparação, essa é a mesma quantidade de cache L3 (e X3D junto) do Ryzen 7 5800X3D, que foi a melhor CPU para jogos em sua época justamente por conta dessa quantidade de memória cache.

Comparando com os próprios processadores Ryzen da AMD, essa será uma mudança significativa, mas em relação ao que vem por aí por parte da rival Intel, é algo extremamente necessário. Isso porque rumores indicam que a série Nova Lake (Core Ultra 400 para desktop) deve oferecer até 52 núcleos e quase 300 MB de memória cache.

A disputa promete ser intensa, isso se a atual crise de hardware não atrapalhar os planos das duas gigantes da indústria.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.