A Microsoft anunciou a remoção de duas medidas de segurança que impediam certos dispositivos de atualizarem para o Windows 11 versão 24H2 via Windows Update. Essas restrições, conhecidas como safeguard holds, são aplicadas quando o sistema detecta possíveis problemas de compatibilidade entre o Windows e softwares de terceiros.

Incompatibilidade corporativa

A primeira dessas limitações foi introduzida em abril de 2025, após relatos de telas azuis e pretas da morte (BSOD) em computadores que utilizavam o driver sprotect.sys, componente do software de segurança corporativo SenseShield Technology. O problema fazia com que o sistema travasse durante ou após a instalação da atualização.

Segundo a Microsoft, o bloqueio foi removido nesta semana após a SenseShield liberar uma nova versão do driver, agora corrigido. A empresa informou que os dispositivos afetados deverão receber a atualização para o Windows 11 24H2 dentro de até 48 horas, desde que não haja outros bloqueios ativos.

Problemas com aplicativos de papel de parede

O segundo bloqueio de compatibilidade foi aplicado em setembro de 2024, devido a erros causados por aplicativos de personalização de papel de parede. Alguns desses programas geravam falhas visuais, como ícones desaparecendo, erros no desktop preview, fundos distorcidos e até mau funcionamento em áreas de trabalho virtuais.

Em comunicado oficial, a Microsoft confirmou que o safeguard hold foi removido em 15 de outubro de 2025, permitindo que dispositivos elegíveis instalem o Windows 11 24H2 normalmente via Windows Update.

“Alguns dispositivos podem exibir um aviso indicando que determinado aplicativo de papel de parede pode ser incompatível com esta versão do Windows”, disse a empresa. “Nesses casos, será solicitada uma confirmação do usuário para prosseguir com a instalação.”

Para quem ainda enfrentar problemas após a atualização, a Microsoft recomenda atualizar ou desinstalar os aplicativos afetados, ou entrar em contato diretamente com os desenvolvedores.

Atualizações recentes e nova versão do Windows 11

Esses ajustes seguem uma série de correções recentes aplicadas pela empresa. No mês passado, a Microsoft já havia removido bloqueios relacionados a bugs de câmeras integradas (que congelavam o Windows Hello e outros aplicativos) e a falhas de áudio Bluetooth.

Atualmente, os usuários que já estão no Windows 11 podem optar por atualizar para o Windows 11 2025 Update (versão 25H2), lançado em 10 de setembro. A nova versão está disponível para todos os dispositivos elegíveis que tenham ativada a opção “Receber as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis”.

De toda forma, a menos que você esteja em uma versão sem suporte do Windows 11 ou deseje muito alguma nova funcionalidade, não há motivo para pressa em realizar as grandes atualizações semestrais.