O Firefox 141 chegou com uma série de novidades que prometem facilitar a vida de quem navega na internet. Desde a organização automática de abas com ajuda de inteligência artificial até redução no consumo de memória no Linux, essa atualização traz melhorias que podem agradar tanto usuários casuais quanto os mais exigentes.
Abas organizadas por IA
Quem nunca abriu tantas abas que perdeu o controle do que estava fazendo? Pois é, o Firefox 141 traz uma solução para isso com os grupos de abas aprimorados por IA. A funcionalidade, introduzida inicialmente no Firefox 137 e aprimorada nas versões seguintes, agora conta com um toque de inteligência artificial para sugerir agrupamentos automáticos.
Mas como isso funciona? Ao criar um grupo manualmente (arrastando uma aba sobre outra ou usando o menu de contexto), o Firefox analisa os títulos e descrições das suas abas abertas e sugere:
- Nomes para o grupo (por exemplo, “Notícias”, “Trabalho”, “Compras”);
- Abas relacionadas que podem ser agrupadas automaticamente.
Tudo acontece localmente, sem enviar dados para a nuvem. Ou seja, sua privacidade continua intacta. O recurso está sendo distribuído progressivamente, por aqui ainda não chegou.
Conversor de unidades na barra de endereços
Precisa converter Celsius para Fahrenheit, quilômetros para milhas ou dólares para reais? Não precisa recorrer ao Googe: agora, basta digitar a conversão diretamente na barra de endereços do Firefox. O navegador suporta:
- Temperatura;
- Distância;
- Massa;
- Força;
- Medidas angulares;
- Fusos horários (útil para quem precisa saber que horas são em Tóquio sem perder tempo).
Selecionar o resultado já copia o valor para a área de transferência, facilitando colar em qualquer lugar. Só tem um porém: em nossos teste, é necessário pedir a conversão em inglês e com apenas a sigla da unidade de medida. Por exemplo, se você quer saber quantos centímetros tem em 5 metros, precisa digitar “5 m to cm”.

Abas verticais mais personalizáveis
Para quem adotou as abas verticais, o Firefox 141 traz uma melhoria sutil, porém útil: agora é possível ajustar o espaço dedicado aos ícones de ferramentas (como histórico, resumo por IA e chatbots) na parte inferior da barra lateral. Basta arrastar a linha divisória para cima ou para baixo, liberando mais espaço para as abas ou para os atalhos.

Linux usando menos memória
Mais uma novidade bem-vinda: o Firefox 141 reduziu o consumo de memória no sistema do pinguim. Além disso, reinícios forçados após atualizações não são mais necessários.
Não há informações específicas sobre como isso acontece, mas uma página do Bugzilla sugere que o navegador agora usa um “servidor de fork” que mantém um processo pré-inicializado, de onde o conteúdo de novos processos não precisam ser criados do zero.
Picture-in-picture para mais serviços, preenchimento automático e novos idiomas
O modo Picture-in-Picture (PiP) do Firefox agora funciona com mais plataformas, incluindo:
- Peacock;
- SkyShowtime;
- Showmax;
- Now TV.
Brasileiros, espanhóis e japoneses ganharam uma novidade esperada: o preenchimento automático de endereços está finalmente disponível nesses países. Agora, cadastrar um endereço em formulários online ficou mais rápido — e menos tedioso.
O tradutor embutido no Firefox agora suporta mais idiomas, incluindo:
- Albanês;
- Gujarati;
- Hebraico;
- Hindi;
- Kannada;
- Malaio;
- Malaiala;
- Persa;
- Télugo.
Além disso, versões em valenciano do navegador agora incluem um dicionário catalão (variante valenciana) para correção ortográfica.
WebGPU ativado por padrão
Para desenvolvedores, o Firefox 141 ativa WebGPU por padrão — mas apenas no Windows por enquanto, afinal, é a plataforma com mais usuários. A Mozilla promete trazer suporte para Linux, macOS e Android nos próximos meses. Enquanto isso, quem quiser testar a tecnologia pode usar versões Nightly do navegador.
E o Firefox 141 traz mais novidades:
- Ícones de pinagem na página inicial só aparecem ao passar o mouse;
- Fragmentos de texto agora usam um algoritmo mais eficiente;
- Melhorias no desempenho gráfico no Wayland;
- Correções de segurança.
E como faz para atualizar o Firefox para a versão 141? No Linux, basta manter sua distro atualizada, enquanto no Windows, basta seguir utilizando o navegador, pois ele atualizará automaticamente.
Fique atualizado das principais novidades da semana sobre Linux e tecnologia: assine nossa newsletter!