A segurança online tem se ganhado cada vez mais destaque em um mundo onde a censura e a coleta de dados estão em alta. Reconhecendo essa necessidade, o Proton VPN lançou uma extensão para navegadores, disponível para todos os usuários. Hoje conheceremos um pouco sobre essa nova opção para quem busca uma VPN gratuita fácil de usar e feita por uma empresa relevante, conhecida pelo compromisso com a privacidade.

O que a extensão do Proton VPN oferece?

O Proton VPN permite que os usuários criptografem o tráfego de internet do navegador com um simples clique, sem a necessidade de instalar aplicativos adicionais no dispositivo. Isso não apenas protege a navegação dos usuários, mas também oferece uma solução prática para aqueles que residem em países onde o acesso a VPNs é bloqueado em lojas de aplicativos.

Um dos destaques dessa extensão é que ela funciona de maneira independente, ou seja, protege apenas o tráfego do navegador onde está instalada. Isso significa que outras aplicações no dispositivo podem operar normalmente sem sofrer impacto na velocidade ou mudanças no endereço IP.

Proton VPN, uma nova extensão de VPN gratuita para navegadores 2

Em um contexto onde o bloqueio de internet e a censura são cada vez mais comuns entre diversos países, a extensão para navegadores do Proton VPN surge como uma ferramenta estratégica para quem não tem conhecimento técnico, ou tempo, se expressar e navegar online. Ao criptografar a navegação, ela permite que os usuários contornem bloqueios geográficos e acessem conteúdo que, de outra forma, estaria inacessível. Além disso, a extensão fornece um canal alternativo de distribuição do Proton VPN, garantindo que a ferramenta esteja disponível mesmo em países onde as lojas de aplicativos são bloqueadas.

David Peterson, gerente geral do Proton VPN, destacou a importância dessa ferramenta ao afirmar: “Há muitos motivos diferentes pelos quais uma pessoa pode precisar de uma VPN, seja para proteger sua navegação contra coleta de dados, para driblar a censura do governo ou para acessar conteúdo de todo o mundo. A extensão para navegador do Proton VPN facilitará mais do que nunca o acesso a uma internet segura e privada por qualquer pessoa, burlando a censura onde quer que esteja e de maneira gratuita.”

A extensão para navegador do Proton VPN foi desenvolvida com foco na simplicidade e na eficiência. Com apenas um clique, os usuários podem se conectar a um servidor de VPN, garantindo que suas atividades de navegação sejam protegidas sem comprometer o desempenho de outros aplicativos.

Proton VPN, uma nova extensão de VPN gratuita para navegadores 1

Por exemplo, ao usar o navegador Brave com a extensão do Proton VPN conectada a um servidor próximo, em prol de uma navegação segura e rápida. Ao mesmo tempo, é possível usar o Firefox com a extensão conectada a um servidor em algum país específico, permitindo o acesso a serviços online com restrição geográfica.

Entretanto, utilizando gratuitamente, a extensão do Proton VPN conta com certas restrições, a maior delas, é não poder escolher qual país será utilizado para mascarar sua rota de navegação, com o sistema escolhendo automaticamente baseado em qual servidor oferece a conexão mais rápida para você. Desta forma, se o que você busca é acessar o conteúdo de um determinado país específico, precisará assinar um plano Premium, por, a partir de 4,99 euros na assinatura anual. 

Uma VPN gratuita pelo compromisso com a Liberdade de Expressão

O Proton tem se consolidado como uma empresa para aqueles que buscam proteger suas comunicações e navegar livremente na internet. Neste ano, a companhia deu mais um passo importante ao oferecer servidores gratuitos de VPN em 21 países que disputam eleições e que têm um histórico de censura ou interferência eleitoral. Além disso, nestes locais a empresa permite o login sem credenciais no aplicativo para Android, viabilizando que os usuários se conectem ao Proton VPN sem a necessidade de criar uma conta.

Para tornar essa tecnologia ainda mais acessível, a empresa também está disponibilizando novos servidores em países que figuram nas últimas posições do Índice Freedom House e do Índice de Democracia.

Outra ferramenta lançada recentemente pelo Proton, é o Proton Docs, um editor de textos online e colaborativo, que vale a pena conhecer, no estilo Google Docs, mas seguindo todo o protocolo de segurança e privacidade do Proton.